Retrofit é um termo utilizado principalmente em engenharia para designar o processo de modernização de algum equipamento ou componente do mesmo. Vai muito além de uma simples “reforma”, atualiza, incorpora tecnologia, agrega valor, otimiza resultados e/ou reduz custos operacionais.

A MINERTECH desenvolveu, em conjunto a sua representada Wagner Magnete, bobinas com núcleo de fita de alumínio anodizado. Seja para novas aquisições ou serviços de retrofit em bobinas usadas ou danificadas, oferecemos uma solução de alto desempenho para bobinas de separadores magnéticos JONES WHIMS®.

NÚCLEO DE FITA DE ALUMÍNIO ANODIZADA

O processo de anodização baseia-se num processo de oxidação. Quando o alumínio é polarizado anodicamente em um eletrólito como o ácido sulfúrico, o oxigênio é liberado próximo ao ânodo e reage com o alumínio. O resultado é a formação de óxido de alumínio. A superfície do ânodo de alumínio é convertida em uma camada de óxido que se liga e adere firmemente à superfície do metal. A ligação com o substrato é tão forte que a camada de óxido não pode ser removida do seu material de base metálica, mesmo por meios mecânicos. Como resultado temos uma camada de óxido de alumínio compacta, uniforme em todos os 4 (quatro) lados da fita e altamente isolante. Com camadas de óxido de alumínio isolante, variando apenas de 1-6 µm de espessura (extremamente fina) garantimos alta resistência dielétrica e alta condutividade térmica. Outro importante benefício: Eliminando cavidades e espaços vazios naturais dos enrolamentos com fios de secção transversal convencional, é possível chegar a fatores de enchimento de até 99,5% do volume disponível da bobina. Dependendo do condutor utilizado, sendo de seção quadrada ou redonda, laqueado ou isolado por fita, fatores de enchimento desta ordem podem chegar a apenas 52%.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS MAIS RELEVANTES:

⦁ Puro alumínio Al 99.5 e E-Al 99.7 (Alta condutividade);
⦁ Alta resistência térmica;
⦁ Alta dissipação térmica;
⦁ Classe de isolação > H (> 180°C) DIN EM 60085;
⦁ Ponto de fusão do alumínio 685°C;
⦁ Ponto de fusão do óxido de alumínio () 2000°C;
⦁ Fator de preenchimento (filling factor) de até 99,5% do volume útil disponível;